NOVA GERAÇÃO DO VOLKSWAGEN JETTA

Sedã quer abandonar a reputação de carro conservador e sem personalidade

novo-volkswagen-jetta

novo-volkswagen-jetta

Ano novo, tudo novo. Pelo menos para o Volkswagen Jetta, que trocou tudo na nova geração. Do estilo insosso até a plataforma, que agora é compartilhada com o Golf. Para não dizer que o novo sedã aproveitou nada de seu antecessor, o motor 1.4 TSI de 150 cv e 18,7 kgfm foi mantido, mas há novidades também no conjunto de transmissões. Mas o principal é que para dar um bom salto em refinamento e tecnologia, o Jetta pegou elementos emprestado da Audi. Toda essa renovação está sendo apresentada  no Salão de Detroit (EUA), que abre suas portas hoje (15) para a imprensa especializada, incluindo nós da Autoesporte. Confira o que esperar do Jetta 2019, já confirmado para o Brasil.

novo-volkswagen-jetta

novo-volkswagen-jetta

Design

Para abandonar a reputação de sedã sem graça, especialmente no mercado norte-americano, a Volkswagen apostou forte em uma carro de linhas mais esportivas e dianteira robusta. Dá para ver de longe a nova grade cromada, cheia de vincos e integrada aos faróis. As luzes diurnas de led formam uma assinatura semelhante a presente no novo SUV T-Roc.

A traseira também ficou mais curtinha, bem ao estilo fastback, adotado por todos os novos sedãs que querem acentuar o apelo esportivo. Quem desenhou as lanternas do novo Jetta bebeu da mesma fonte que o designer do nosso Virtus: as linhas do Audi A4. Esses três sedãs de categorias diferentes têm praticamente a mesma peça.

 

novo-volkswagen-jetta

novo-volkswagen-jetta

 

Arquitetura

Como a maioria dos carros médios da Volkswagen, o novo Jetta agora é construído sobre a plataforma MQB, a mesma do Golf. Essa mudança permitiu ao sedã não apenas ter um espaço maior na cabine e crescer em outras dimensões, como também se tornar estruturalmente mais seguro. O entre-eixos agora mede 2,68 metros (antes era 2,65 m).

Novo câmbio automático

O motor 1.4 TSI de 150 cv e 18,7 kgfm foi mantido, mas, pela primeira vez no sedã, ele é combinado com câmbio automático de oito marchas – que por si já dá uma bela atualizada no conjunto. Mas isso não excluiu a opção da transmissão manual de seis marchas, que continuará a ser oferecido para o mercado norte-americano.

 

novo-volkswagen-jetta

novo-volkswagen-jetta

Mais recheio tecnológico

Mas os pacotes de tecnologias de conforto e assistência ao motorista deram um tremendo salto. Para começar, o sedã pode ser equipado com o cockpit digital, que no Brasil chegou a bordo do novo Polo. Esse painel de instrumentos digital e colorido pode ser personalizado de várias maneiras pelo motorista e ainda faz uma bela dobradinha com a central multimídia.

O carro ainda conta com ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico, bancos com aquecimento e ventilação, sistema de som BeatsAudio de 400 watts.

 

novo-volkswagen-jetta

novo-volkswagen-jetta

 

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/01/nova-geracao-do-volkswagen-jetta-fica-mais-proximo-da-audi.html